Comércio Exterior gera discussão acalorada em meio à crise

O Evento que acontecerá no próximo dia 25 no sul do país esquenta discussão sobre o cenário para participar do Comércio Exterior

De olho no exterior o evento organizado pela Abicalçados irá abordar o assunto do momento no mercado calçadista: Comércio Exterior. Investir fora do Brasil em função da crise interna econômica e política é uma excelente oportunidade, mas tem suas ressalvas.

Depois de começar o evento com palestras dobre o cenário global, na sequência, o consultor de Inteligência Comercial da Abicalçados e professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Unisinos, Marcos Lélis, palestra sobre o Comércio Exterior e como o Brasil pode aproveitar o atual momento de recuperação de algumas economias, mas também do aparecimento de mercados alternativos e altamente potenciais para o produto verde-amarelo.

“Desde a crise de 2008 e 2009, a conjuntura internacional está volátil. Mercados mais tradicionais para o calçado brasileiro, como a Argentina, vem perdendo força, ao passo que outros países despontam com grandes oportunidades”, destaca. Segundo ele, o comércio exterior está em fase de reorganização pós-crise, embora ainda sinta reflexos dela. “Os Estados Unidos vem retomando a economia, mas países como Colômbia, Peru, Paraguai e, Emirados Árabes aparecem como grandes oportunidades para o calçado brasileiro”, comenta o economista.

Comércio Exterior: Argentina deixa de ser destino para exportação.

Para Lélis, o grande desafio atual do setor calçadista é a adaptação para um mercado já não baseado somente no preço, mas no valor agregado, design e qualidade. “O que vai ditar o sucesso ou não do setor no mercado externo é justamente a velocidade dessa adaptação”, aponta, acrescentando que ela está em curso, mas que é preciso equacionar a formação de um preço que esteja de acordo com a realidade econômica do consumidor, piorada desde a crise de 2009. “Para isso será preciso diminuir custos e aumentar a produtividade”, conclui.

A EVA Brasil estará atenta ao evento, pois a Matéria-prima é um dos assuntos que será abordado.

Encerrando as atividades, Vinícius Prado, diretor da D+E Design Estratégico, falará sobre as Principais Tendências do Comportamento dos Consumidores e de Matérias-Primas de Calçados. “A palestra aborda um olhar local sobre as principais tendências mundiais de comportamento de consumo”, comenta. Segundo ele, a procura por referências hoje é o pano de fundo onde se desenrola o comportamento do consumo, seja ele na busca de um passado glorioso, a essência da origem ligada à natureza – como o uso de matérias naturais e orgânicas – e “a fusão heroica disso com a tecnologia”.

Serviço

Workshop Análise de Cenários

Data​: 25/06/2015

Horário: 18h às 21h

Local: Hotel Locanda – rua Wendelino Henrique Klaser, 35. Novo Hamburgo/RS

Mais informações: janaina@abicalcados.com.br

Fonte: Abicalçados

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *