in

A importância do Tatame da prática de Jiu-jitsu

Piso para Jiu-Jitsu
Tatame para Jiu-Jitsu

Sem dúvida, algumas pessoas que buscam ingressar no mundo dos esportes costumam perguntar se o tatame possui funções realmente importantes no processo de desenvolvimento de atividades como Yoga, ginástica, pilates e principalmente as artes marciais. 


Se acaso você é uma dessas pessoas interessadas no assunto, veja abaixo as importâncias do tatame na prática de um dos esportes mais comuns e famosos da atualidade, o Jiu-jitsu. 

O papel do tatame no Jiu-jitsu


Primeiramente, o Jiu-jitsu é uma arte marcial de contato direto originária do Japão e descendente do tradicional Judô, cuja principal atividade é utilizar de torções, golpes com movimentos de alavanca e pressões contra o oponente, visando derrubá-lo e consequentemente realizar a dominação.

A quantidade de golpes é vasta e com eles vêm os perigos da prática. Embora com a evolução a luta tenha se tornado cada vez menos violenta, não era incomum a ocorrência de ferimentos graves.


Assim, foi notada a necessidade de um tipo de solo mais confortável e que ajudasse os atletas a praticar de forma mais segura, então, o tatame foi adotado pelas academias.

Provavelmente muitos ossos foram quebrados até que fosse desenvolvido um equipamento próprio para absorver os fortes impactos presentes em atividades como essa, não é?

Tipos de tatame indicados para Jiu-jitsu


Normalmente, os tatames mais indicados para a prática dessa arte marcial possuem espessura de 40mm, pois estes são mais resistentes aos movimentos pesados e naturalmente repetitivos, principalmente em academias onde as aulas costumam ser frequentes.

 
Mas também é possível escolher tatames com espessura de 30mm, se acaso sua academia ofereça aulas alternadas ou menos frequentes.


O tatame de 40mm apresenta maior durabilidade e impacto quando comparado ao mencionado anteriormente, e considerando que os atletas no geral não possuem a mesma estatura e peso, o desgaste do tatame certamente será maior.

 
Embora o tatame de 40mm seja normalmente o de valor mais alto, também é possível encontrar outras versões que podem ser adquiridos com qualidade, espessura e valores inferiores pelo mercado. 


Vale ressaltar ainda que os tatames são geralmente feitos em EVA, que é um material resistente, durável e de grande necessidade para a prática do Jiu-jitsu.


Ademais, com o crescimento de pessoas buscando praticar o esporte, se torna cada vez mais necessário garantir segurança dos mesmos.


Em virtude de se mostrarem eficazes na absorção de impacto, os tatames garantem que os movimentos sejam realizados de forma adequada e efetiva, resultando em menor desgaste de articulações, músculos, ligamentos e até mesmo da pele.

Mas e se eu decidir não adotar o tatame?

Em primeiro lugar, com ou sem tatame, a pratica de artes marciais é cansativa e certamente possui um risco elevado de ferimentos.

Contudo, sem as vantagens de equipamentos como esse, planejados para minimizar os riscos de acidentes, a probabilidade de uma contusão grave naturalmente aumenta.

Pois durante as práticas frequentes de uma atividade tão intensa, é fácil que seus músculos, ossos e articulações sejam levados além do limite que podem suportar.

Isso sem mencionar golpes onde o oponente é lançado com força contra o chão. Então, se este não for adaptado, uma fratura pode trazer consequências extremamente desagradáveis.

Assim, a fim de evitar luxações, distensões, hematomas graves e até mesmo fraturas, adaptar o solo para absorver parte do impacto pode se mostrar uma excelente ideia.

Por isso, execute seus treinos em academias adaptadas para a prática de artes marciais, como o Jiu-jitsu e, de preferência, observado e aconselhado por um professor qualificado.

Afinal, quando o assunto é saúde e integridade física, tomar cuidado não arranca pedaço, não é mesmo?

Por fim, esperamos ter contribuído com mais essa dica. A fim de mais artigos como esse? Explore o conteúdo, tem bastante coisa! Fique por dentro das próximas postagens. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Piso para Judo

A Importância do Tatame na Prática de Judô

Eva Artesanato

Artesanato em EVA