in

A Importância do Tatame na Prática de Judô

Piso para Judo
Tatame para Judo

Se acaso você é praticante dessa arte marcial, está familiarizado com o nível de esforço e impacto que a atividade pode causar.

Saltos e golpes que podem resultar em quedas oferecem alto risco de lesão muscular e nas articulações.

Agora imagine praticar esse esporte na sua academia sem o tatame sob seus pés. Consegue imaginar as consequências de ser lançado pelo seu oponente contra o chão sem a absorção de impacto que o solo adaptado oferece?

No mínimo, ia doer bastante, não é mesmo? Por isso, trouxemos hoje um artigo apontando as principais vantagens e o papel importante do tatame na prática do Judô. Vamos lá?

Impacto muscular

Uma vez que o Judô é uma luta onde os atletas sofrem quedas repetidas, sem o alívio do impacto o desgaste muscular seria maximizado.

Hematomas e luxações seriam condições comuns para aqueles amantes de Judô, isso sem falar nas possíveis distensões.

Certamente seria muito mais doloroso do que provavelmente já é cair sobre ou sob o oponente sem que parte dessa carga seja absorvida pelo solo.

O tatame para Judô tem a espessura ideal para receber e dissipar grande parte do impacto das quedas que ocorrem sobre ele, aliviando a pancada sofrida pelo corpo do atleta.

Em outras palavras, lutar Judô sem um tatame por um longo período poderia ser comparado a rolar escada abaixo.

Mesmo que você nunca tenha rolado uma escada, é fácil imaginar como deve ser doloroso, não é mesmo?

Impacto nas articulações

Enquanto lutam, os dois oponentes se equilibram ao mesmo tempo em que tentam levar o outro ao chão.

Os movimentos com as pernas e os pés são intensos e pesados, conferindo o próprio peso e o do oponente ao longo das articulações dos quadris, bem como joelhos e calcanhares.

Uma vez que um oponente vai ao chão e o golpe é finalizado, as articulações sofrem ainda mais carga.

Então, se parte dessa carga não for devidamente absorvida pelo solo, a intensidade da carga poderia facilmente danificar gravemente, e até permanentemente, qualquer dessas articulações.

Em outras palavras, imagine que seus ossos funcionam como alavancas, as quais seus músculos são responsáveis por “puxar” e “empurrar” e produzir movimentos.

Assim, o papel das articulações é evitar que os ossos se choquem durante esses movimentos.

Se uma cartilagem articular sofre maior pressão do que suporta, ela pode se deslocar, o que tem como resultado o choque entre os dois ossos envolvidos.

Essa situação causa uma dor aguda e consequências desagradáveis, como o conhecido joelho d’água, por exemplo.

Para que isso seja evitado, as articulações precisam do auxílio do tatame para que possam dividir a carga das pancadas e não serem sobrecarregadas.

Impacto ósseo

Como anteriormente mencionado, os ossos do nosso corpo não podem chocar-se entre si, mas, além disso, eles também têm uma carga máxima que são capazes de suportar.

Assim, ser lançado sobre o ombro do oponente de encontro ao chão produz um impacto semelhante a uma queda de mais ou menos dois metros de altura.

Nesse sentido, a depender da posição que o atleta encontra o chão não adaptado, pode facilmente sofrer uma fratura grave.

Dessa forma, a absorção do impacto da queda pelo tatame é crucial para que a possibilidade de situações como essa seja minimizada.

Recapitulando

Em síntese, o papel do tatame no Judô é principalmente a absorção de todo o impacto sofrido, de forma a distribuir igualmente ao longo do solo, minimizando as consequências para o atleta.

Ademais, é importante ressaltar que mesmo com o auxílio de solo próprio para a atividade, a prática de artes marciais por pessoas inexperientes sem a supervisão de um professor pode ser perigosa.

Por isso, treine sob as vistas de um professor qualificado, de modo que não corra riscos desnecessários e enfrentar consequências desagradáveis.

Por fim, esperamos ter contribuído com mais esse artigo. A fim de mais dicas como essa, não hesite em explorar nosso conteúdo. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Piso Karate

A importância do Tatame na prática de Karatê

Piso para Jiu-Jitsu

A importância do Tatame da prática de Jiu-jitsu