in

A importância do Tatame na prática de Karatê

Piso Karate
Tatame para Karate

Em todos os aspectos da vida cotidiana existem determinadas ferramentas ou “apetrechos” que foram pensados e planejados para facilitar a execução de determinada tarefa.

Veja bem, para a fase de aprendizado da natação, por exemplo, temos as boias; para andar a cavalo, temos as selas. Equipamentos projetados para proteção e segurança durante a prática de alguma atividade.

Nesse sentido, para a prática de lutas e artes marciais, como o Karatê, temos, entre outras coisas, o tatame.

Se acaso você é praticante, simpatizante, ou ainda, tem ou quer ter uma academia que oferece aulas de Karatê, o solo adaptado com tatames próprio é simplesmente indispensável.

Para entender a importância desse equipamento simples, continue conosco. Vamos lá?

O papel crucial do solo adaptado com tatame

Primeiramente, tente imaginar como seria praticar golpes de Karatê diretamente no chão. Todos os saltos, giros e, naturalmente, quedas que envolvem essa arte marcial sem o alívio de qualquer impacto.

Doloroso, não é? Certamente, há pessoas que executam um treino extra fora da academia, em casa, onde não possuem tatame, e certamente elas sentem a diferença.

Nesse sentido, o papel do tatame é absorver o impacto dos golpes sofridos em sua superfície e dissipá-los ao longo de toda a extensão do solo, de modo que a tensão sofrida pelo atleta seja minimizada.

Isso é extremamente importante, principalmente para seus músculos e articulações, que estão constantemente sob a pressão dos golpes desferidos, bem como sofridos.

Uma queda, dependendo da situação, pode causar hematomas grandes e até luxações sérias do tecido muscular, se acaso a pressão do impacto se mantiver focada no corpo do atleta.

Uma articulação pode se deslocar, e até mesmo romper, se não puder contar com o apoio do solo adaptado.

Isto é, sem mencionar que quedas sobre o chão rígido pode fraturar ossos seriamente e causar muitas outras complicações.

Como funciona o tatame

Esse equipamento, em geral feito de EVA, tem a espessura ideal para que o corpo do atleta não encontre diretamente a rigidez do solo durante uma queda.

Mas sem perder a firmeza, para que o atleta possa ficar de pé com segurança para a prática da atividade.

Se acaso você observar um objeto caindo sobre um tatame, perceberá que quica levemente.

Assim também acontece com o corpo do atleta, guardadas as devidas proporções, o que tem como resultado a distribuição do impacto da queda ao longo do solo.

Em síntese, sua flexibilidade garante adequada absorção de impacto, mas sem perder a rigidez necessária para um pisar firme.

Um pouquinho sobre o Karatê

Sem dúvida uma das artes marciais mais famosas do mundo, essa luta originalmente japonesa teve grande influência chinesa durante o seu desenvolvimento.

Acredita-se que os responsáveis pela evolução da luta e suas filosofias foram mestres extremamente renomados e respeitados, o que faz com que a luta seja vista como nobre até hoje.

Apesar de ser, de fato, uma luta originalmente pensada na extrema força física, disciplina e condicionamento muscular, hoje é mais comum encontrarmos academias onde se ensina o Karatê como um esporte não violento, ou seja, voltado para competições.

Entretanto, os ensinamentos do Karatê sempre foram rigorosos quando o assunto era violência, pois essa luta nunca poderia ser usada como arma contra alguém que não pudesse se defender da mesma forma.

Ademais, seja qual for a prática que você escolha, se a tradicional ou a moderna, certamente o tatame não pode ficar de fora, não é?

Afinal, não queremos que você precise suspender seus treinos em razão de um ferimento durante o treino que poderia ter sido evitado.

Por isso, sempre pratique em uma academia equipada para essa arte, e preferencialmente sob a supervisão de um professor qualificado.

Por fim, esperamos ter ajudado com mais essa dica. A fim de mais artigos como esse, não hesite em explorar nosso conteúdo. Então, até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

100 porcento borracha natural

Placas SBR ou 100% Borracha

Piso para Judo

A Importância do Tatame na Prática de Judô