in , ,

Como contornar a briga por preços com a concorrência?

Guerra de preços
Concorrência

As sandálias de borracha são um dos tipos de calçados mais procurados pelos brasileiros. Justamente por causa disso, o mercado de venda de chinelos cresce continuamente no país. A grande questão é que: ao mesmo tempo em que o mercado cresce, cresce também a concorrência e competitividade. Os vendedores precisam estar sempre inovando e se reinventando para manter suas vendas em alta.

Nesse sentido, um dos principais desafios é a briga por preços com a concorrência. O que fazer quando o seu concorrente diminui os valores dos chinelos? O que vamos te mostrar no texto de hoje é que existem maneiras de valorizar o seu produto e manter boas vendas, sem precisar baixar muito os preços.

Agregue valor ao produto

Preço e valor são conceitos distintos. O preço diz respeito ao valor monetário que é cobrado pelo produto. Em contrapartida, o valor é um conceito mais subjetivo. Ele diz respeito a quanto uma pessoa está disposta a pagar por algo, que envolve o benefício total que ela ganha ao adquirir o produto. Dessa maneira, o valor dado a algo específico varia de pessoa para pessoa.

Um preço muito baixo, muitas vezes, está relacionado com um valor baixo. Por isso, simplesmente baixar o preço depois que o seu concorrente diminui o dele pode não ser uma boa ideia.

Com toda certeza, a melhor estratégia é agregar valor a sua sandália, para que os consumidores tenham uma boa experiência com seu produto e fiquem dispostos a pagar o preço estipulado. Algumas formas de agregar valor são:

  • criar uma identificação própria para a sua marca, com cores, formas e imagens que possam ser reconhecidas;
  • criar chinelos personalizados, com estampas e acessórios que não são facilmente encontrados em outras marcas;
  • ao fazer o marketing da sandália, mencionar os benefícios do produto, e não apenas as suas características.

Tenha um diferencial

Hoje em dia, os empreendimentos que saem na frente são aqueles que procuram se diferenciar dos seus concorrentes. E é exatamente isso que a sua loja de sandálias deve fazer. Como citamos no início do texto, a competitividade nesse ramo é alto, de maneira que é preciso certo esforço para se destacar.

A ideia aqui é oferecer algo mais que os outros produtos de chinelo não está oferecendo. Visto que o cliente já chega em qualquer loja esperando por bom atendimento, qualidade do produto e preços bons, é preciso pensar em algo a mais. Alguns exemplos de diferenciais que podem ser oferecidos são:

  • brinde exclusivo da sua loja, como um chaveiro em forma de chinelo, acessórios para colocar no chinelo, entre outros;
  • cartão fidelidade, de forma que o cliente possa ganhar algo após comprar algumas vezes na loja;
  • parceria com outros estabelecimentos para que o cliente ganhe descontos;
  • brinde no dia do aniversário do cliente e em outras datas comemorativas (dia das crianças, dia das mães);
  • chás, sucos, balinhas ou doces oferecidos enquanto o cliente está na loja.

Invista em ações pós-venda

As ações de pós-venda são as atividades realizadas junto ao cliente depois que a compra já foi finalizada. O seu principal objetivo é o de conquistar o cliente e torná-lo fidelizado. Dessa maneira, ele indicará a loja para amigos e familiares e sempre retornará para fazer novas compras. Investir nesse tipo de atividade vale a pena, pois é muito mais barato do que conquistar novos clientes.

As ações de pós-venda que você pode utilizar na sua loja de sandálias são:

  • agradecer pela preferência, enviando uma mensagem ou e-mail para o cliente;
  • realizar uma pesquisa de satisfação com o produto, o que demonstra interesse pela opinião do cliente e ajuda a identificar pontos de melhoria;
  • informar sobre o lançamento de novos modelos de sandália ou sobre alguma promoção da loja.

Esperamos que o texto de hoje tenha te ajudado a perceber que, muito mais importante que brigar por preços com a concorrência, é investir em um produto e atendimento de qualidade.

Uma Re-postagem

  1. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como utilizar eventos sazonais para vender mais sandálias?

Utilidades com tatames

Quais são as utilidades do tatame?