in

Como definir e atrair o público alvo

Como definir publico alvo
Definir Publico Alvo

Logo que um negócio é iniciado, o empreendedor deve ter em mente uma série de coisas, entre elas está o público alvo, ou seja, o segmento de clientes que você pretende atender.

Por exemplo, uma loja de artigos infantis tem como alvo, obviamente, o público infantil e tutores de crianças.

Assim, o ramo de calçados não é diferente, você deve ter em mente qual grupo de pessoas será atendido pelo seu negócio.

Todavia, você pode escolher mais de um segmento, isto é, pode escolher disponibilizar artigos para grupos diferentes de pessoas.

Como definir seu público alvo                      

A princípio, a maneira mais fácil e provavelmente a mais lucrativa, é definir o público com base no que está em alta no momento.

Isto é, escolher o segmento que tem o maio número de integrantes do mercado, o que pode gerar uma grande quantidade de clientes.

Todavia, segmentos conhecidos como “hype” podem ser extremamente competitivos, justamente pela preferência de escolha das empresas concorrentes.

Dessa forma, você pode optar por levar o seu gosto pessoal em consideração na hora de escolher o seu público alvo, o que vai ter como resultado um trabalho muito mais pessoal.

Em síntese, se você é religioso, você pode incorporar essa característica às suas peças, buscando atrair o público religioso.

Ou ainda, se você gosta de um estilo específico de música, agregue isso ao seu trabalho, de modo a chamar a atenção de pessoas do mesmo segmento.

Como atrair o público alvo

Atrair o segmento escolhido pode ser complicado, sendo necessário algum conhecimento, ainda que básico, sobre marketing e propaganda.

Saber que tipo de publicidade atrai aquele público específico requer algum estudo e é extremamente importante para que a estratégia tenha sucesso.

Dessa forma, talvez seja vantajoso contar com um profissional de marketing para te auxiliar nessa etapa, pois ele já possui todo o conhecimento necessário.

Contudo, se investir em uma parceria com um profissional ou empresa especializada em marketing não é o que você quer, será necessário estudar por si tudo o que precisa saber para planejar uma estratégia de marketing.

Em resumo, tenha em mente o seu público alvo, saiba onde ele está, como encontra-lo e que tipo de abordagem é mais eficiente.

Importante

Nesse hiato, você pode adquirir conhecimento pelo método “tentativa e erro”, mas saiba que isso pode causar algum prejuízo à imagem da sua empresa, dependendo de qual tenha sido o erro.

Por isso, não hesite em ler, conversar com pessoas que façam parte do segmento que você quer atrair.

Se você fizer parte desse segmento em questão, leve em consideração os seus próprios gostos e daqueles que te rodeiam.

Observe a abordagem das empresas concorrentes e avalie se tem dado certo ou não, porém, é primordialmente importante evitar plágios na hora de planejar a sua estratégia!

Por fim, esperamos que você possa ter tido bom proveito desse artigo. A fim de mais dicas como essa, nos acompanhe! Então, até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Valor Sandálias

Definindo o preço dos seus calçados

Minimizar os gastos

Como minimizar gastos de produção