in

Como fazer chinelos de E.V.A?

Breve histórico sobre o chinelo

Que os chinelos fazem muito sucesso, todo mundo já sabe… Mas nós paramos para pensar e demos conta que essa fama não é de hoje! A história desse item que não falta em nossos guarda-roupas já vem de longa data. Eles são muito populares no Brasil, mas seu uso foi registrado por uma série de povos em todo o mundo.

Acredite se quiser, este tipo particular de sandália que não sai dos nossos pés teve origem com os antigos egípcios, lá pelos anos 4000 antes de Cristo. O par mais antigo está em exposição no Museu Britânico e data de 1500 A.C.! Ele é feito de papiro, passando pelo Japão, começou a ser feito de madeira e de lá, durante a segunda grande guerra, ganhou notoriedade entre os americanos e popularidade nos EUA

Chegaram no Brasil na década de 1960 e sua popularidade desde então, não para de crescer. Associamos o uso de chinelos a ambientes como praia e campo, mas frequentemente vemos que na cidade os chinelos são também super bem-vindos. Podemos estar bem vestidos fazendo uso dessas peças, além de cheios de estilo e conforto, já que conforto é a marca registrada dos chinelos.

“Golzinhos” de chinelos

Os chinelos são ainda um presente coringa, que agrada várias ocasiões e pessoas: vai dos amigos-secretos anuais até brindes que distribuímos ao final de um evento como uma lembrança para os visitantes. Independente do uso, da finalidade ou de quem esteja usando é inegável: os chinelos são um item que não pode faltar nos nossos guarda-roupas! 

Como produzir o chinelo?

A ideia de usar borracha com matéria prima para a fabricação do chinelo é brasileira, sendo utilizados polímeros, que são grandes cadeias de hidrocarbonetos, formando um material . altamente versátil devido às suas características de maleabilidade e fácil modelagem, impermeabilidade, isolante térmico, leveza e baixo custo de produção. 

Os materiais utilizados para fabricação de uma sandália são dois: a sola e a tira. A tira, ou alça, é fabricada pela injeção de composto de PVC. A sola é fabricada partindo-se de um composto de borracha, composição variável de acordo com características e custo desejados, que é misturado em Banbury, conformado em misturador aberto de cilindros ou calandra, vulcanizado (processo que consiste na junção de enxofre à borracha natural em altas temperaturas. Esse processo permite que o enxofre passe a fazer parte da cadeia polimérica tornando-se mais resistente) em prensas sob pressão e aquecimento e, por fim, laminado e vazado.Então como fazer o chinelo de E.V.A? Com a placa para solado e as alças produzidas, iremos para o processo de corte, colocando a placa uma faca em forma de forma que cortará a borracha no tamanho específico, logo depois, é feita a colocação da alça, lixamento e limpeza, pronto! O chinelo está disponível para venda.

Fábrica de borracha para chinelos

Borracha E.V.A para a produção de chinelos

No ramo de produção de chinelos e sandália, especialmente de borracha, a qualidade do material escolhido faz toda a diferença e depende muito da finalidade da sua peça final. O que faz uma borracha diferente da outra é o nível de E.V.A em sua composição.

O E.V.A é um material barato, fácil de manusear, mas oferece pouca resistência quando comparado à borracha. Assim, esses dois elementos são misturados, para que o chinelo possa ter emoliência e conforto, e ainda apresentar resistência e durabilidade de acordo com as necessidades do cliente.

Dessa forma, o que caracteriza a durabilidade da peça é o balanço entre os dois ingredientes, sendo que quanto mais borracha a composição apresentar, mais rígida e durável será o produto final.

Borracha para chinelos de brinde

De conformidade com o apresentado acima, o material utilizado para a produção de chinelos que serão distribuídos como brindes contém alta porcentagem de E.V.A na composição.

Em resumo, lembre-se: quanto mais EVA, mais mole será a peça e menos durabilidade ela apresentará.

Por isso, as placas com maior porcentagem de E.V.A em sua composição são também as mais baratas e, assim, são as preferidas para a produção de peças de distribuição gratuitas, que não necessitam de alta durabilidade e resistência.

Borracha para chinelos de alto padrão

Embora você esteja pensando que os chinelos mais caros sejam exatamente o oposto apresentado no tópico anterior, não é bem assim. Perceba, a presença do E.V.A na composição da placa não é apenas para baratear o custo e aumentar o volume do material.

É responsabilidade do E.V.A proporcionar conforto ao utilizador da peça, e os chinelos de alto padrão precisam contar com o conforto para agradar os clientes mais exigentes. É claro que o material varia de acordo com o produtor, mas é indicado que você invista em placas que tenham o balanço de E.V.A VS BORRACHA ideal para o seu público-alvo.

São diversas as variações de composição das placas de borracha para chinelos, assim, você deve pesquisar e descobrir qual melhor atende a sua clientela em específico.

Por exemplo, se você oferece o chinelo perfeito para banhistas e surfistas, é interessante que ele conte com uma boa dose de conforto, ao mesmo tempo que alta durabilidade para horas caminhando pela areia.

Um dos modelos de borracha indicados para chinelos de maior qualidade são as microporosas, pois apresentam um balanço de 80% – 20% de borracha E.V.A, o que garante a durabilidade e o conforto do utilizador.

Como escolher a borracha ideal para o meu público-alvo

Como mencionado, é importante que você saiba quem compra as suas peças e qual a necessidade dessas pessoas, para que seu produto possa atendê-los perfeitamente. Uma vez que você conheça a sua clientela e suas necessidades, é hora de pesquisar a respeito das suas opções.

Então, talvez você ache proveitoso fazer algumas peças a fim de testar o resultado final em diferentes tipos de materiais, para que possa escolher aquele que é perfeito para o seu negócio e clientes, em relação ao custo-benefício.

Por fim, não se esqueça de levar em consideração as peculiaridades de cada tipo de placa com relação a estampa e demais itens decorativos, para que possa adaptar as técnicas e oferecer um produto final de qualidade e lindo.

Você aprendeu um pouco de como fazer um chinelo de E.V.A, a história do chinelo e como mandar bem no mercado, mas quero te falar da fábrica número 1 em produção de E.V.A, podendo ser a sua fornecedora de matéria prima para a fabricação do seu chinelo. Conheça a Eva Brasil.

Eva Brasil atende todo o território nacional nos mais diversos segmentos: escolar, artesanal, esportivo e decoração. Fundada no ano de 2002, a Eva Brasil investe continuamente em novas tecnologias e sistemas de produção, pensando em um mercado cada dia mais exigente, buscando sempre oferecer os melhores produtos e serviços..

Pensando nos clientes e parceiros, Eva Brasil está sempre trazendo inovações em seus produtos. Embalagens modernas e funcionais dando melhor visibilidade ao produto final.

Dispomos de uma gama variada de cores, sempre atualizadas com as novas tendências do mercado, aumentando assim a rentabilidade do de seu negócio e o sucesso da sua marca.

Produzimos o melhor Eva do mercado, mais macio, lavável, atóxico. Nossos produtos são satisfação garantida para você revendedor ou consumidor final.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Placa de chinelo 100% borracha