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Como realizar pré e pós-venda

Pós Venda
Pré venda

Uma das poucas certezas que um empreendedor tem é que a atenção ao cliente é prioridade máxima.

Dessa forma, fazer com que seus clientes se sintam satisfeitos não apenas com o produto, mas também com seu atendimento é primordialmente importante para que esse cliente retorne.

Nesse sentido, você sabe o que é pré e pós venda e a sua importância para a manutenção de um relacionamento saudável com seu cliente?

A fim de saber mais sobre esse assunto e planejar agora mesmo a sua estratégia de relacionamento com o cliente, vamos em frente com o artigo!

Pré-venda

Em síntese, a pré-venda dá-se desde o momento em que o cliente entra na sua loja, website ou entra em contato por telefone até o momento da efetivação da venda.

A partir do momento em que esse indivíduo demonstra interesse nos seus produtos ou serviços, você precisa se assegurar que você será escolhido, em contraste com a concorrência.

Todavia, é importante cuidar para que você não se torne inconveniente. Ligações, mensagens ou contato de qualquer natureza em excesso pode deixar seu cliente irritado e, então, ele procurará evitar você.

Assim, procure sanar todas as dúvidas no momento em que ele está mais receptivo, ou seja, quando ele vem até você.

Discorra sobre as vantagens da sua empresa em particular, esteja atento e responda a todas as dúvidas que ele eventualmente demonstre e, logo que a conversa acabar, respeite o espaço do seu cliente.

Se acaso você notar que a personalidade de determinada pessoa é mais receptiva, tente deixar a conversa mais leve, bem humorada e menos formal, a fim de criar uma atmosfera mais leve e ele se sinta mais confortável.

Pós-venda

Pelo contrário do que muitos empreendedores pensam, o relacionamento com o cliente não precisa acabar assim que a venda é efetuada.

Mostrar-se à disposição para responder quaisquer dúvidas ou resolver algum eventual problema pode fazer grande diferença uma vez que esse cliente queira comprar outro produto ou recomendar seu negócio para alguém.

Se acaso seu cliente tiver algum percalço com o produto e não encontre a assistência que precisa, ele vai reconsiderar comprar outro exemplar com você ou indicar para um amigo, por exemplo.

Dessa forma, enviar uma mensagem de agradecimento pela preferência e colocar-se à disposição para intercorrências à longo prazo pode agradar ao seu cliente.

Ao passo que você se compromete a arcar com um problema, você demonstra segurança no seu produto e, assim, essa segurança é transmitida para o cliente.

Mas lembre-se: você não deve fazer promessas em vão. Uma vez que você diga ao cliente que o problema será sanado, este compromisso deve ser devidamente honrado, ou o efeito será exatamente o oposto.

Importância do bom relacionamento com o cliente

A princípio, tente se lembrar das vezes que você adentrou um estabelecimento e a abordagem do vendedor foi decisiva para que você adquirisse ou não determinado produto.

Um bom atendimento pode por fim à procura do cliente por um produto, ao passo que um atendimento ruim pode fazer com que ele procure outra opção.

Dessa forma, esteja atento à sua postura, tom de voz, expressão e vocabulário, de modo que a pessoa se sinta o mais confortável possível em confiar o dinheiro dela à você.

Em seguida, não permita que ela pense, sequer por um segundo, que adquirir o seu produto foi um mau negócio, fazendo a manutenção do seu relacionamento no pós-venda.

Assim, logo que alguém do círculo social do seu cliente demonstre interesse em um produto semelhante, ele não vai hesitar em indicar você.

Por fim, lembre-se: cuide do seu cliente para que ele cuide da sua empresa. No ramo de vendas, o cliente é a prioridade máxima, pois então se dedique a ele. A fim de mais dicas como essa, nos acompanhe. Até a próxima!

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