in , ,

Como utilizar eventos sazonais para vender mais sandálias?

Podemos dizer que o brasileiro é um povo que adora estar por dentro das tendências, sejam elas nacionais ou internacionais. Não importa qual seja o evento: a nova temporada de um seriado famoso, uma notícia de alcance mundial ou um evento esportivo ou de moda. Mas, o que isso tem a ver com a venda de sandálias? A grande sacada aqui é que essa característica pode ser vista como uma grande oportunidade de inovar e vender mais.

Da mesma forma que o brasileiro adora uma tendência, ele também adora uma sandália de borracha, os famosos chinelos. E existe uma maneira de unir essas duas paixões, como mostraremos a seguir. Acompanhe o texto de hoje para saber como usar eventos sazonais para vender mais sandálias.

Mercado de sandálias no Brasil

A sandália de borracha é, sem dúvida, um dos calçados mais utilizados pelos brasileiros. Elas são práticas, confortáveis e podem ser usadas em diversas situações sociais. Ao mesmo tempo que isso é uma vantagem para os vendedores de chinelo, também se apresenta como um desafio, pois a competitividade no meio é alta.

Isso não significa que apenas os grandes vendedores têm chance nesse mercado. A questão é que as pequenas empresas precisam ser criativas e buscar maneiras de se destacar para o seu público-alvo.

É possível encontrar no mercado os mais variados modelos, cores, estampas e acessórios diferenciados nas sandálias. Afinal, os vendedores estão tentando inovar e chamar a atenção dos consumidores para se manterem no mercado.

É aí que os eventos sazonais podem ser usados a favor dos comerciantes. Eles são maneiras de chamar a atenção do cliente. Ele pode ter seu calçado favorito ao mesmo tempo que adquire um item com tema de seu interesse.

Eventos sazonais e vendas

A palavra “sazonal” de refere a algo que é temporário, que acontece em uma determinada época ou data. Normalmente, esse conceito é mais utilizado para os produtos que são produzidos em uma época específica do ano (como no caso de frutas, por exemplo) ou mais consumidos em um determinado período (por exemplo, sorvete no verão e chocolate quente no inverno). Mas essa ideia também pode ser usada para qualquer outro tipo de venda.

Qualquer data especial, evento sazonal ou evento pontual pode ser utilizado na estratégia de vendas de sandálias. Nesse caso, a ideia é personalizar a sandália de acordo com o evento específico que está acontecendo no momento.

Para isso, é preciso que o vendedor tenha alguns conhecimentos e esteja por dentro dos principais eventos da temporada. Algumas dicas para aproveitar melhor os eventos sazonais para as vendas são:

  • Conheça os períodos sazonais e eventos pontuais de maior relevância para o seu público-alvo: se você vende sandálias para crianças, por exemplo, um evento pode ser a estreia de um filme infantil;
  • Planeje-se para os eventos: depois de identificar os eventos principais, chega o momento do planejamento, que inclui o tipo de produto que será vendido e a estimativa do número de vendas. Fazer uma análise dos hábitos de consumo dos seus clientes pode ajudar bastante nessa etapa;
  • Faça uma gestão de estoque: é claro que você deseja vender o máximo de sandálias possíveis, entretanto, é preciso ser realista. Será muito mais difícil vender o produto sazonal após o evento passar, por isso você não quer exagerar.

Como usar eventos sazonais para vender mais

Agora que você entendeu como os eventos sazonais podem ajudar nas vendas e quais os passos importantes dessa estratégia, trazemos algumas ideias e dicas de como aplicar isso na prática. Listamos alguns eventos sazonais e como aplicar seus temas em sandálias.

Seriados

Hoje em dia é difícil encontrar uma pessoa que não acompanhe pelo menos um seriado. Por isso, usar temas de séries famosas para estampar as sandálias pode ser uma ótima oportunidade de vendas. Alguns exemplos de quando e como isso pode ser utilizado são:

  • Estreia da nova temporada de Games of Thrones: fabricar chinelos com os personagens da série ou frases famosas dos personagens;
  • Época em que o seriado La Casa de Papel estava em alta: fabricar chinelos com imagens de ícones do seriado, como a máscara usada pelos assaltantes ou a fachada da casa da moeda.

Eventos esportivos

Aqui, mais uma vez, o vendedor de chinelos pode usar a seu favor uma das grandes paixões dos brasileiros: os esportes. Eventos esportivos como o campeonato brasileiro, copa do mundo ou olimpíadas podem ser usados como temas para a fabricação de sandálias. Nesse sentido, as sandálias podem ser estampadas com o escudo de um time, símbolo da competição, ou outros.

Datas comemorativas

Por fim, não podemos esquecer das datas comemorativas convencionais, que acontecem todos os anos. Alguns exemplos são o dia das mães, dia das crianças, natal, páscoa, entre outros. A grande vantagem de fabricar sandálias para essas datas é que, nesse caso, a sobra de estoque não é um grande problema. Os produtos que não forem vendidos em um ano, podem ser comercializados na data do ano seguinte.

Usar eventos sazonais para vender mais sandálias é uma estratégia que, apesar de parecer simples, pode trazer um grande aumento de vendas. Por isso, fique ligado nos eventos e tendências atuais e os utilize a seu favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Prancha para Natação

Conhecendo a prancha de natação

Guerra de preços

Como contornar a briga por preços com a concorrência?