in

FNE financiamento Bnb

Financiamento Nordeste
Financiamento para o Nordeste

A princípio, uma das maiores incertezas dos novos empreendedores é a respeito do aporte inicial necessário para dar início às atividades.

Ou ainda, conseguir o capital de giro necessário para manter a empresa funcionando durante uma crise, ou até que possa se sustentar e dar lucro.

Sabemos que nem sempre é fácil a trajetória do empreendedor, mas existem algumas organizações que buscam facilitar a jornada rumo ao sucesso.

Assim, pensando nisso, trouxemos este artigo completo sobre os financiamentos do Banco do Nordeste e como você pode usar seus serviços para alavancar seus negócios.

O que é o FNE

O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste foi criado em 1988 e regulamentado no ano seguinte e tem como principal objetivo combater a desigualdade social no Nordeste.

O programa de financiamento funciona utilizando fundos federais e contribui para o crescimento de empresas, gerando, assim, empregos e renda.

Os principais priorizados pelo fundo são empreendedores que encontram mais dificuldade no mercado, como micro, mini e pequenos, por exemplo.

Além disso, o FNE presta crédito e atenção especial a empreendimentos localizados em regiões semiáridas, rurais e micro-regiões dos estados do Nordeste definidas pelo PNDR.

Por ser um fundo que utiliza de dinheiro federal, o FNE é uma das linhas de crédito mais procuradas pelos empreendedores nordestinos.

Como é financiamento FNE para cada setor

A fim de melhor regulamentar a disponibilidade de crédito, e destinar mais dinheiro a quem precisa, o BNB criou regras específicas acesso ao FNE de acordo com o ramo de atuação da empresa.

Por exemplo, se a sua empresa atua no ramo de comércio ou serviços, as diretrizes que você precisa seguir são diferentes de um produtor ou agrônomo.

Assim, resumiremos abaixo as principais características para os principais ramos de atuação:

  • Comércio e serviços: financia compra de móveis; construção ou aquisição de imóveis; estudos ambientais; capital de giro; gasto com transporte; etc.
  • Indústria: aquisição de indústrias e maquinários; construção, reformas e demais processos de regularização às normas de fiscalização; gastos com veículos industriais; pesquisa mineral e caracterização de minérios; etc.
  • Rural: investimentos fixos e semifixos.
  • Giro: Matérias-primas e insumos; gastos gerais de funcionamento e manutenção do empreendimento.

Como conseguir o financiamento

Em síntese, para ser beneficiário do FNE, é como qualquer outra linha de crédito.

Isto é, o solicitante deve se cadastrar e apresentar o requerimento junto ao BNB e aguardar que seu crédito seja analisado e aprovado.

Uma vez que o fundo seja aprovado, deve-se apresentar a proposta de crédito e aguardar a liberação do crédito, que, assim, estará disponível para uso.

Todo o processo pode ser feito de forma online e você deve localizar na página oficial do Banco do Nordeste as diretrizes específicas para seu tipo de empresa e porte.

Assim que você localizar suas especificações, ou estiver em contato com um colaborador, será informado sobre os prazos e demais regras para adesão do crédito.

Demais financiamentos BNB

Além do FNE, que é um fundo federal destinado principalmente para empreendedores de baixa renda e localidades desfavorecidas, o BNB dispõe de uma série de outros modelos de crédito.

Cada um desses modelos tem um objetivo diferente, mas todos com a missão em comum de aumentar a economia nordestina, apoiando empreendedores de todos os estados da região.

Por exemplo, temos o cartão BNB, que visa facilitar o acesso à crédito rotativo para aquisição de maquinário e insumos.

Outro que podemos usar por exemplo é o Finagro, que é específico para agropecuários e agricultores financiarem suas atividades.

Dessa forma, o BNB oferece mais de uma opção de linhas de crédito, para que o empreendedor nordestino possa escolher a que melhor se adeque às suas necessidades.

A fim de mais dicas como esta, não deixe de nos acompanhar e fique por dentro das postagens! Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cartolina de EVA

EVA escolar