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Planeje uma loja virtual de sucesso

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Não é de hoje que as lojas onlines começaram a dominar o mercado de vendas brasileiro, contudo, houve uma crescente neste nicho no ano de 2020, potencializado pela crise econômica que gerou a pandemia do novo coronavírus.

Desde então não há dúvida para os empreendedores, a internet já passou a ser o espaço ideal para divulgação, venda e interação com os consumidores, ajudando na potencialização do faturamento e segmentação dos públicos.

Contudo, para entendermos e darmos os passos iniciais para vender na internet, precisamos entender as principais diferenças dos pontos de venda físico ao novo ambiente 100% online. 

Diferenças entre loja física e loja virtual 

A loja física 

  1. A loja física é um ponto comercial que possui a oportunidade do consumidor interessado no item ou produto adquirir o mesmo pessoalmente, possibilitando uma experiência com o produto antes de adquirí-lo. 
  2. Existem seus direitos e deveres conforme o código de defesa do consumidor.
  3. Funciona em horário comercial.
  4. Possui facilidade de interação com diversos nichos de mercado, por conta do ponto de venda. 
  5. Cliente sai da loja com o produto de desejo em mãos.
  6. É possível receber pagamentos em cheques, dinheiros e cartões de crédito/débito. 
  7. Há experiência com o atendimento presencial.
  8. Há limitações quanto ao estoque e prateleiras para divulgação dos produtos disponíveis. 
  9. É possível aplicar técnicas de merchandising no ponto de venda para potencializar as vendas. 
  10. Mais facilidade na criação de uma marca, por conta do espaço e dos funcionários responsáveis por transmitir confiança da marca. 

A loja virtual 

  1. Há um investimento em hospedagem, domínio, plataforma e criação do site, além do suporte ao atendimento do cliente e produto final.
  2. É possível que as compras sejam feitas a partir de celulares e computadores. 
  3. Há direitos e deveres conforme código de defesa do consumidor, além de legislações específicas que a empresa precisa dominar. 
  4. Há possibilidade de divulgar os produtos em segundos, a partir de vídeos, imagens e interações de realidade aumentada. 
  5. Não há restrições de horários, um e-commerce fica aberto 24h por dia. 
  6. O cliente recebe o produto de acordo com a modalidade e prazo, escolhida e informada no ato da compra. 
  7. Há possibilidade de pagamento com cartão de crédito/débito, boleto, intermediadores e virtual wallets. 
  8. Atendimento e suporte 100% online.
  9. Infinidade de prateleiras e possibilidades de produtos no mesmo espaço.
  10. Estratégias de divulgação para potencializar as vendas em um custo abaixo das demais mídias de divulgação. 
  11. Análise de vendas e métricas facilitadas. 

Mais curiosidades sobre as lojas virtuais 

Além das divergências já informadas que as lojas físicas e online possuem, precisamos frisar que 94% dos consumidores ativos do mercado estão passando a consumir mais a partir de lojas online. 

Essa preferência de consumo vem por causa da economia de tempo que se tem comprando diretamente pela internet, de qualquer lugar do mundo, da possibilidade de comprar sem estar entre diversas pessoas, a economia de combustível que se tem quando compra pela internet e por conta do preço que passa a ser mais atrativo, justamente por conta da diminuição das taxas que são colocadas em venda nos espaços físicos. 

Planeje sua loja online 

Sua loja online, ou seja, seu site, precisa ser o mais atrativo e acolhedor possível, além de precisar conter todas as informações que o cliente precisa saber – lembre-se, não possuí vendedor na loja online.

Então para que sua loja tenha sucesso, é necessário que ela tenha:

  1. Quanto mais informações e imagens, mais valor será agregado ao usuário que está no seu site
  2. Descontos, recompensas e mimos são responsáveis por fazer com que o processo de compra seja mais ágil. 
  3. É necessário que tenha canais de comunicação com o consumidor, seja um suporte no chat, e-mail, espaço para perguntas ou telefones para os clientes entrarem em contato. 

Após estes passos, o segredo final para o sucesso da sua loja online é o planejamento e a organização, principalmente quanto aos produtos que serão comercializados. 

Pensando nisso a EVA BRASIL selecionou um KIT EMPREENDEDOR que irá te auxiliar em iniciar um negócio online, com produtos de qualidade. 

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