in

Por que ter uma loja virtual

Quantas vezes você já se pegou pensando em abrir um negócio, mas sem ter certeza sobre qual ou em que deveria investir?

Talvez isso possa ser a sua realidade e certamente é mais comum do que você imagina.

Muitas pessoas sonham com o empreendedorismo, mas se intimidam diante de todas as incertezas e dificuldades que gerir sua própria marca pode trazer.

Pensando nisso, trouxemos para você hoje uma dica de ouro para que você possa começar hoje mesmo seu próprio negócio. E o melhor: sem se arriscar muito.

Explorar oportunidades

Em primeiro lugar, é preciso avaliar as facilidades disponíveis hoje para aqueles que buscam serem seus próprios chefes.

Certamente a internet é uma das facilidades que mais abre portas na atualidade, e isso em todos os âmbitos que você possa imaginar.

Desde comunicação instantânea, pesquisas acadêmicas, até empresas multimilionárias são facilmente encontradas na Internet.

Dessa forma, saber explorar todas as possibilidades que esse recurso nos proporciona é primordialmente importante se quisermos tirar o melhor da nossa era digital.

Por isso, para saber como você pode começar hoje a fazer parte desse mundo e fazer dinheiro com uma loja virtual, fique conosco até o final!

Comodidade

Para que você possa entender um dos principais trunfos que uma loja virtual possui em relação aos estabelecimentos físicos, é preciso ver o lado do cliente.

Dessa forma, a principal coisa que atrai as pessoas à uma loja virtual é a comodidade de poder comprar onde quer você esteja.

Isto é, não é necessário sair visitando inúmeras lojas pela cidade para encontrar o que você procura. E muitas vezes sequer temos tempo (ou energia) de fazer isso.

Tudo o que você procura está a um clique de distância e isso é fundamental na rotina agitada das pessoas hoje em dia.

Nesse sentido, imagine, depois de um dia intenso no trabalho, o seu cliente não tem ânimo para sair de casa e comprar um perfume, ou um par de sapatos. Por isso, recorre à internet.

Baixo custo

Pensando no ponto de vista do lojista agora, um negócio virtual tem uma vantagem tremenda em relação à lojas físicas quando o assunto são gastos.

Isto é, se formos comparar as despesas de aluguel de espaço, possíveis reformas, estoque, pessoal, etc, com uma loja em estilo drop shipping, por exemplo…

Você sequer gastaria com estoque, uma vez que em drop shipping é o fornecedor que envia o produto direto par o cliente final.

Contudo, mesmo que sua loja não seja de modalidade drop shipping, o custo dela certamente será menor que de um estabelecimento físico.

Uma vez que as ferramentas de gerenciamento das lojas virtuais possibilitam que você visualize os produtos mais vendidos e os mais visualizados pelos clientes, fica mais fácil saber em quais produtos investir e a quantidade média de estoque que deve manter.

Ampliação da carteira de clientes

Se acaso você já possui uma loja física, pode achar extremamente vantajoso expandir seus negócios para o ambiente online também.

Isto é, ainda que o seu estabelecimento gere lucro e a quantidade média de visitas diárias seja boa, sempre há como melhorar, não é?

Assim, explorar também o ambiente virtual atrairá clientes de todas as partes do país e até mesmo do mundo, e a distância geográfica não será mais uma barreira para os clientes conhecerem seus produtos.

Além disso, uma boa estratégia de marketing pode não apenas atrair clientes para a sua loja virtual, como também servir como um cartão de visitas para que os clientes visitem seu negócio pessoalmente.

Dessa forma, você estreita laços com a sua clientela ao mesmo tempo em que expande suas vendas. E isso tudo sem sair de casa, e o melhor, sem gastar rios de dinheiro!

Você é seu próprio chefe

Sem dúvida uma das partes mais maravilhosas do empreendedorismo é o fato de que você não tem um chefe mal-humorado pegando no seu pé o tempo todo.

E quando se trata de trabalhar pela internet isso ainda é potencializado pelo fato de que você não precisa necessariamente trabalhar em horário comercial.

Se acaso você seja uma criatura noturna, como eu, a possibilidade de adequar seu expediente às suas necessidades é, no mínimo, animadora.

Mas, é claro que você vai precisar ponderar a respeito disso e levar em consideração algumas variáveis, como o horário de funcionamento dos correios, por exemplo.

Ademais, uma vez que você decidir qual o melhor horário de atendimento para a sua loja virtual, não se esqueça de informar no seu website.

O que você precisa saber para ter sucesso na sua loja virtual

Embora seja relativamente fácil ter uma loja virtual, como em qualquer área de trabalho você vai precisar se dedicar.

Estratégias de marketing serão uma das suas principais preocupações, uma vez que você terá que convencer pessoas de que a sua loja é a melhor opção em meio a um mar de possibilidades.

Além disso, é preciso que você tenha em mente os fatores que levam alguém a comprar algo online, além da comodidade de poder fazer isso até mesmo às três horas da manhã de um domingo.

Segurança

Em primeiro lugar, um comprador que procura comprar um artigo online busca, primordialmente, segurança e praticidade na hora de comprar.

Por isso, é vital que você tenha um site seguro e que transmita essa segurança para quem o acessar.

Quer seja pelo selo de um seguro, quer seja um SAC online atencioso e prestativo, o cliente precisa saber que pode confiar o dinheiro dele ao seu site.

Oferecer um número de telefone ativo para contato caso haja algum problema também pode ser uma boa ideia, uma vez que alguns clientes preferem uma resolução mais imediata de alguma intercorrência.

Praticidade

No quesito praticidade, um dos principais elementos é a forma de pagamento. Assim, ter várias opções de pagamento é fundamental para o sucesso da sua loja.

Em primeiro lugar, é importante entender que nem todos os seus clientes gostam de usar o cartão de crédito para fazer compras online. Alguns sequer possuem cartão de crédito.

Por isso, é melhor que esta não seja a única forma de pagamento, ainda que ela precise estar presente.

Assim, pagamentos por cartão de débito online ou por boleto bancário, somados ao cartão de crédito, abrangem todos os perfis de compradores.

Ademais, lembre-se, quanto mais você facilitar a vida do seu cliente, menos desculpas ele vai ter para não comprar o seu produto.

Usabilidade

Ainda que no sentido de facilitar a vida do seu comprador, temos a importância da usabilidade do seu site.

Mas o que queremos dizer com usabilidade: algo que seja fácil de ser usado. Algo que seja intuitivo, gentil e não exija do internauta maior esforço mental para usufruir.

Isto é, perceba: se o cliente precisar raciocinar sobre cada clique que for dar no seu site, ele vai achar o processo cansativo e provavelmente vai acabar saindo e caindo no colo da concorrência.

Por isso, seja carinhoso na hora de bolar a interface do seu site. Separe os produtos por categorias e subcategorias para facilitar a navegação entre diferentes segmentos de produtos, por exemplo.

Por fim, deixe a experiência de compra o mais simples possível, para que seja prazerosa a estadia daquele internauta no seu site, aumentando, assim, as chances dele voltar a comprar com você e recomendar para os amigos.

Então, esperamos ter ajudado com mais essa dica! A fim de mais conteúdo como este, não deixe de acompanhar nossos artigos. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agregue valor

Como a embalagem pode agregar valor ao produto

Máquina para Carimbar chinelos

O que você precisa saber sobre Máquinas de Carimbar Chinelos