in

Principais cuidados no ambiente de trabalho durante a pandemia do Covid-19

Covid-19
Cuidados no Trabalho contra o Coronavírus

Sem dúvida, 2020 tem sido um ano muito difícil para a maioria das pessoas, repleto de mudanças e desafios que nos tiraram completamente da zona de conforto.

Isto é, com a chegada da pandemia do Covid-19, toda a vida como a conhecíamos teve de ser repensada, tendo em vista o isolamento social e demais práticas para evitar a contaminação pelo vírus.

Com o intuito de fazermos nossa parte nesses tempos difíceis, trouxemos hoje um artigo completo sobre as principais precauções que precisam ser tomadas em sua fábrica, a fim de proteger você, seus colaboradores, sócios e clientes.

Então, leia este material até o final, para que juntos possamos vencer mais essa dificuldade e nós manter em segurança, e aqueles que amamos.

Distanciamento social

Em primeiro lugar, sabemos que em uma situação ideal, o isolamento social seria o ideal, de forma que todos os trabalhadores desempenhassem seus ofícios na modalidade home office.

Contudo, é evidente que essa é uma visão pouco realista, uma vez que muitos desses ofícios requerem a presença do colaborador ou equipe na fábrica, como a própria confecção das peças e acabamento.

Por isso, o cuidado deve estar sempre redobrado, para que isso não implique na contaminação de um ou mais membros da equipe durante as operações da empresa.

Dessa forma, é necessário que o limite mínimo de um metro e meio entre cada funcionário seja cuidadosamente respeitado, e qualquer aproximação seja fortemente evitada.

Além disso, a diminuição do número de pessoas em espaços limitados é recomendada, bem como a reformulação de expedientes e horários de almoço, a fim de evitar qualquer aglomeração.

EPIs

Outro fator tão importante quanto o distanciamento social é o uso rigoroso dos equipamentos de proteção individual, como máscaras de proteção devidamente testadas e aprovadas.

Além disso, é indicado que seja fornecido álcool em fel em dispenser que não necessite de toque, em local visível e de fácil acesso, onde cada funcionário deverá realizar a higienização de mãos, pulsos e antebraços periodicamente.

A fim de garantir a segurança também no caminho até a empresa e de volta para casa, recomende aos seus colaboradores que carreguem consigo uma pequena garrafa com álcool em gel ou 70%.

Ademais, para qualquer serviço que necessite de aproximação além do limite recomendado de um metro e meio, indica-se o uso de protetor facial transparente, protegendo olhos, nariz e boca de qualquer respingo, sem prejudicar a visão.

Contudo, é importante destacar que o uso de protetores faciais, como os citados acima, não dispensam o uso de máscara padrão, sendo esta necessária durante toda a permanência dentro da empresa e recomendada até que o indivíduo chegue em casa e efetue sua descontaminação.

Higienização do ambiente


Sem dúvida, mesmo que os membros da equipe adotem todas as medidas de segurança, as chances de serem contaminados por um ambiente infectado são altas.

Por isso, a frequência da completa higienização do ambiente de trabalho, ferramentas, máquinas e qualquer estofado e superfície deve ser aumentada.

Indica-se que o ambiente seja limpo e desinfetados pelo menos de duas a três vezes ao dia, e que superfícies é equipamentos de uso constante sejam desinfetados com álcool 70% antes e após cada uso.

Telefones, mesas, bancadas, balcões, canetas e computadores, por exemplo, devem receber atenção especial, bem como qualquer outro equipamento que entre em contato frequente com mãos e rosto.

É indicado que a equipe de limpeza utilize aventais e luvas, além da máscara de proteção padrão, durante a limpeza dos ambientes, para que não sejam expostos também aos produtos de limpeza.

Orientação aos colaboradores

Durante todos os meses desde que o Covid-19 chegou ao Brasil, pudemos testemunhar muitas pessoas que não respeitam as recomendações básicas de segurança.

Isso coloca em risco não apenas a saúde daquele indivíduo, como também de seus colegas, familiares e pessoas próximas.

Por isso, é importante que as recomendações de órgãos responsáveis sejam adotadas e encorajadas pelos chefes, gerentes, encarregados ou supervisores de equipe, a fim de garantir a segurança de todos e, assim, da própria empresa.

Então, não deixe de incentivar a adoção das precauções de contaminação para sua equipe e sócios, bem como adotá-las você mesmo.

A fim de mais dicas como esta, não deixe de nos acompanhar e verificar as outras postagens. Deixe-nos o seu feedback e nos vemos na próxima. Fique seguro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

parcele em 12x

Eva Brasil e Mercado Pago

como escolher a borracha

Saiba a diferença entre borrachas para diferentes tipos de chinelo