in

Tatame para a prática de esportes

Se você está procurando um esporte que trabalhe o condicionamento físico, melhore o sistema cardiovascular e ainda contribua para a própria segurança com o aprendizado de técnicas de defesa pessoal, com toda certeza pode optar pelas milenares artes marciais.

Quais as vantagens dos esportes de luta?

A prática desse tipo de esporte requer disciplina, paciência, persistência, autocontrole e lealdade ao seu mestre e ao seu corpo, sempre em integração com o espírito. Aulas de artes marciais são verdadeiros rituais em busca de autoconhecimento, além de demandarem muito compromisso de seus praticantes.

A maioria das artes marciais pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Desde crianças a vovôs e vovós, todos são bem-vindos, desde que tenham o acompanhamento adequado e sigam as orientações e limites do próprio corpo!

O uso de tatames de EVA para a prática de artes marciais. 

Para a prática desse tipo de modalidade é necessário o uso de um piso de borracha adequado, por exemplo tatames de EVA. No geral, os tatames mais indicados para a prática de artes marciais possuem espessura de 40mm, pois estes são mais resistentes aos movimentos pesados e naturalmente repetitivos, principalmente em academias onde as aulas costumam ser frequentes.

Mas também é possível escolher tatames com espessura de 30mm, se acaso sua academia ofereça aulas alternadas ou menos frequentes. O tatame de 40mm apresenta maior durabilidade e impacto quando comparado ao mencionado anteriormente, e considerando que os atletas no geral não possuem a mesma estatura e peso, o desgaste do tatame certamente será maior.

Vale ressaltar ainda que os tatames são geralmente feitos em EVA, que é um material resistente, durável e de grande necessidade para a prática do Jiu-jitsu, Judô, Taekwondo, Aikido e até mesmo Crossfit.Em virtude de se mostrarem eficazes na absorção de impacto, os tatames garantem que os movimentos sejam realizados de forma adequada e efetiva, resultando em menor desgaste de articulações, músculos, ligamentos e até mesmo da pele.

Como funciona o tatame

Esse equipamento, em geral feito de EVA, tem a espessura ideal para que o corpo do atleta não encontre diretamente a rigidez do solo durante uma queda. Mas sem perder a firmeza, para que o atleta possa ficar de pé com segurança para a prática da atividade.

Se acaso você observar um objeto caindo sobre um tatame, perceberá que quica levemente. Assim também acontece com o corpo do atleta, guardadas as devidas proporções, o que tem como resultado a distribuição do impacto da queda ao longo do solo. Em síntese, sua flexibilidade garante adequada absorção de impacto, mas sem perder a rigidez necessária para um pisar firme.

O papel crucial do solo adaptado com tatame

Primeiramente, tente imaginar como seria praticar golpes de Karatê, por exemplo, diretamente no chão. Todos os saltos, giros e, naturalmente, quedas que envolvem essa arte marcial sem o alívio de qualquer impacto. Doloroso, não é? Certamente, há pessoas que executam um treino extra fora da academia, em casa, onde não possuem tatame, e certamente elas sentem a diferença.

Nesse sentido, o papel do tatame é absorver o impacto dos golpes sofridos em sua superfície e dissipá-los ao longo de toda a extensão do solo, de modo que a tensão sofrida pelo atleta seja minimizada. Isso é extremamente importante, principalmente para seus músculos e articulações, que estão constantemente sob a pressão dos golpes desferidos, bem como sofridos.

Uma queda, dependendo da situação, pode causar hematomas grandes e até luxações sérias do tecido muscular, se acaso a pressão do impacto se mantiver focada no corpo do atleta. Uma articulação pode se deslocar, e até mesmo romper, se não puder contar com o apoio do solo adaptado, isto é, sem mencionar que quedas sobre o chão rígido podem fraturar ossos seriamente e causar muitas outras complicações.

PORTANTO, SE VOCÊ PRECISA DE EVA PARA A PRÁTICA DE ESPORTES, CONHEÇA A FÁBRICA NÚMERO 1 EM PRODUÇÃO DE TATAMES…

ESTOU FALANDO DA EVA BRASIL!

A Fábrica de EVA – EVA Brasil, produz o melhor EVA do mercado, sendo ele macio, lavável e atóxico.

A EVA Brasil também é fornecedora do setor calçadista, palmilhas, entressolas, solados, alças para sandália e outros componentes de calçados.

No setor esportivo a EVA Brasil é fornecedora de tatames, tapetes, colchonetes e acessórios para ginástica. Ela também é fornecedora para os ramos da construção civil, de brindes, de brinquedos, de material escolar, de utilidades domésticas, de artesanato e de embalagens.

É por isso que, juntando todos esses quesitos, acreditamos que a EVA BRASIL é a mais indicada quanto a Tecnologia e Produção, além de estar em grande destaque quanto a Segurança na Entrega.

Comprove que a EVA BRASIL é a Fábrica de EVA N°1 em Tecnologia, Produção e Segurança na Entrega!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Indústria de Borracha

Borracha EVA para rodos